Muita gente não sabe como funciona a votação que elege os vencedores do OSCAR. Pois bem, os escolhidos são votados pelos membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Não apenas os atores mas também técnicos têm direito a escolherem seus favoritos. A Academia envia para cada um de seus membros, cédulas contendo os nomes dos indicados; este ano foram enviados 5.830 envelopes lacrados aos membros que fazem parte dela e todos votam APENAS nos indicados em suas áreas, assim, os editores votam na melhor edição, atores escolhem os melhores entre seus pares (inclusive coadjuvantes, de ambos os gêneros), profissionais de som votam nos indicados em efeitos sonoros e assim por diante. A exceção fica no Oscar de melhor filme, categoria em que TODOS os membros votam, bem como filmes estrangeiros que (se não me falha a memória) só têm direito de votar os que assistem as películas em exibições organizadas pela própria Academia aos seus membros. Tudo isso é acompanhado por uma empresa de auditoria que fiscaliza e tem guardados os envelopes com os ganhadores até o dia da premiação.
Brasileiros também fazem parte desse grupo seleto, e recentemente lendo o blog de Augusto Amorim eu soube dos nomes, os quais reproduzo abaixo em trecho do blog citado:
" Entre esses brasileiros estão a atriz Sonia Braga; os diretores Hector Babenco, Fernando Meirelles e Walter Salles; os diretores de fotografia Eduardo Escorel e o uruguaio-brasileiro Cezar Charlone; o montador Daniel Rezende; o roteirista Bráulio Mantovani e o animador Carlos Saldanha. Não se sabe ao certo o número exato de brasileiros (a Academia não costuma tornar público quem são seus membros, mas supõe-se que, além desses, a atriz Fernanda Montenegro, indicada à melhor atriz em 1998 por "Central do “Brasil”, também faça parte da instituição)." - blog Augusto Amorim
domingo, 4 de março de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Um comentário:
Legal esse post... não sabia mesmo como era o processo e que ainda tem brabsileiro envolvivido!
Postar um comentário