domingo, 1 de abril de 2007

Princesa por um dia


E o frisson da semana foi a tal foto da apalpada real.





O Príncipe William aproveitava o dia de folga do exército e foi a uma boate em Bournemouth, cidade litorânea ao sul de Londres. Penso que como qualquer pessoa de sua idade na véspera de uma folga, o neto da Rainha Elizabeth II queria se divertir. É claro que as pessoas iriam reconhecê-lo, tirariam zilhões de fotos de seus celulares, autógrafos, risinhos, excitação geral e... porque não posar para fotos? Provavelmente naquela noite o jovem príncipe queria muito tomar uma cervejinha gelada, jogar conversa fora, falar com a rapaziada...enfim, uma noite comum para um cidadão incomum.

Lá se foi o príncipe. Com toda boa vontade que esperam que ele tenha o jovem mancebo atendeu (imagino eu) um monte de pedidos de fotos - pessoas esperando avidamente pelo momento de estar ao lado de um genuíno representante da família real. Quer momento mais insólito? Já pensou a oportunidade rara, no meio de uma boate, de topar com o Príncipe William e ainda por cima com direito a foto?
Foi o que fez a estudante pernambucana Ana Laíse Ferreira, 20 e poucos anos, estudante de inglês num dos inúmeros cursos que existem por lá em Bournemouth, deve ter esperado ansiosamente pelo flash ao lado de sua alteza real. Olha o passarinho...pronto! momento registrado e uma boa história pra contar aos amigos. Quem diria hein Ana? Que sorte a sua!
Chegou em casa, hora de baixar a foto no computador e...surpresa! Na hora da gentileza o príncipe abraçou a estudante e pimba! Ana Laíse enxergou uma oportunidade única.

A história inicial, confirmada pela própria estudante através de mensagens em seu perfil do Orkut, antes de sofrer uma saraivada de críticas de todo lado era de que sim, o príncipe danadinho colocou a mão em seu seio, e pensando na grana que poderia faturar, não pensou duas vezes: ligou para o tablóide de fofocas mais vendido da Inglaterra e ofereceu a tal foto, suficiente para ser o escândalo da semana, primeira página e claro, Euros e holofotes para Ana Laíse.
Voltando um pouco ao momento do click, imagina-se que as pessoas iam se alternando ao lado do príncipe para conseguir sua foto e na hora em que Ana Laíse encostou ao seu lado, não me parece que a intenção do pobre-coitado era de dar uma pegada no busto da brasileira. Ela, bem mais baixa do que ele (como se vê na foto), também não pareceu estar desconfortável ali e a comparação da altura de ambos mostra que a mão-boba pode ter sido um simples descuido, já que nitidamente ele é muito maior que ela. Mas não interessava, a manchete daria o que falar (e venderia bastante, claro).

Interpretações à parte, na terça-feira o The Sun estampou na primeira página o grande momento de Ana Laíse. Não se sabe ao certo quanto a moçoila ganhou - especula-se entre 2000 e 10 mil euros ( o que daria no máximo 40 mil reais). Como era de se esperar a foto insólita rodou o planeta globalizado e uma chuva de insultos, pedidos de entrevista, especulações e muita polêmica.
Se de início Ana Laíse gabava-se de tamanho feito, como bem se viu nos scraps trocados entre suas amigas do Orkut e a grana serviria para "comprar um monte de roupas legais", dias depois a jovem já contava outra história: dizia que não entendia tamanha repercussão, de que não esperava ser ofendida por causa da mão-boba, que não fez pelo dinheiro (minha família tem ótimas condições - disse ela), que talvez tudo não passase de uma mal-etendido, visto que o príncipe era muito alto em relação à ela e até a mãe deu entrevista pro Jornal da Globo dizendo que foi resultado do "corre-corre" pra se tirar a tal foto. Ana Laíse deu até uma entrevista para o Fantástico frisando que dinheiro não foi determinante para comercializar a foto.
Bom, a pergunta que não quer calar é: se a questão não foi dinheiro e ter seus 15 minutos de fama, porque raios a ingênua estudante vendeu a porra da foto?
O próprio jornal ironizou a atitude da pernambucana; o editor do The Sun afirmou categoricamente que sim, ela colocou preço na foto. Comunidades do Orkut foram criadas sobre o caso e lá se vêem uma saraivada de insultos à brasileira. A jovem até apagou seu perfil depois de tamanho ataque virtual. Voltaram à tona discussões manjadas sobre os estereótipos associados à mulher brasileira, e toda questão moral relativo aos brasileiros. Isso sem falar nas incontáveis ofensas raciais visto que a estudante é negra (ou morena, ou mulata - vai de cada um mesmo). A mídia expremeu o assunto por inteiro e o que seria uma situação curiosa transformou-se num dos destaques da semana na mídia. Se realmente a euforia inicial transformou-se em arrependimento (como ela diz agora) e a família da moça diz que irá processar o tablóide britânico, o estrago já foi feito.
Agora agüenta, Ana Laíse.

obs.: A Família Real nem se deu o trabalho de falar sobre o assunto. Será que o Príncipe teve ressaca? Vovó deve ter dado aquela bronca...

Um comentário:

Tássia Carneiro disse...

Hahahahaha.. e o pior foi ela dizer que foi insultada e q isso so aconteceu por ela ser brasileira.. mas na hora de vender a foto e receber a grana se sentiu bem expertinha.. (eu acho q tb seria..) so q ela foi burra.. pq fica claro q o principe non qria pegar nos peitinhos e fica mais claro q ela foi oportuinista e assim fazendo com q se sentisse insultada por ser brasileira..ai ai ai ai ... gente burra...