quinta-feira, 8 de fevereiro de 2007




Diante do ocorrido na Avenida Boa Viagem domingo passado, mandei um e-mail pro Jornal do Commercio comentando o que tinha visto. O jornalista respondeu-me solicitando a publicação na edição eletrônica, que é esta abaixo:


Balança Rolha: Publicitário diz que clima da festa foi mórbido
Publicado em 05.02.2007, às 00h00Do JC OnLine

O Recife viveu, neste domingo, cenas de horror em Boa Viagem. Depois do ocorrido, vários internautas deixaram mensagens, ligaram para a redação e enviaram e-mail sobre a situação caótica que presenciaram durante o desfile do bloco Balança Rolha, que trouxe Ivete Sangalo como atração principal. Abaixo, um desabafo enviado pelo publicitário Maurício Costa, que presenciou a cena.
"Estive hoje no Balança Rolha e posso dizer, sem nenhum exagero, que o clima da festa foi mórbido. Acompanhei desde o início e a violência tomou conta do início ao fim. Pessoas se batendo, cadeiras voando, garrafas sendo lançadas para o alto. Uma delas caiu na cabeça de um conhecido meu. Vi gente com costas ensangüentadas, foliões chutando pessoas, tiros.A polícia era muito pouca e pior: disposta a bater em qualquer um que visse pela frente. Era porrada mesmo, atirando pessoas no chão e espancando covardemente. A divisão de classes mostrou o que é o Brasil. Independentemente de ser axé, Carnaval ou o que seja, há um clima de ódio entre as classes, que aflora numa festa dessas.
Vi um fotógrafo sendo agredido e ameaçado pela PM. Ele foi cercado, simplesmente porque registrava a pancadaria da polícia nos cidadãos.Ivete parou o desfile inúmeras vezes, posso lhe dizer que não passava uma música, uma música sequer, sem ela se manifestar sobre o que acontecia no caos generalizado.Marginais havia aos montes, iam pra cima mesmo, teve arrastão na praia, vi famílias se jogando no chão de medo, crianças chorando.A toda hora ocorriam brigas e a correria começava, aí vinham as garrafas, os marginais, a polícia... Mesmo depois que chegaram vários carros com PMS e até cachorros, a confusão não diminuiu e pior: a polícia ficou em grande parte dentro de carros, atrás do trio... E o pau cantando na frente, nos lados, na rua dos Navegantes...Até na hora que Ivete desceu do trio pra ir embora houve violência: deviam haver umas 30 pessoas no máximo aguardando ela descer e a polícia simplesmente foi pra cima dos fãs. Vi um PM do batalhão de choque dar um tapa na cara de uma menina! Foi o horror.
Acho importante que seja discutido nos jornais o que foi esse domingo. E volto a dizer, o que aconteceu hoje é muito maior do que uma cidadeviolenta, é todo um sistema social falido e uma polícia truculenta e despreparada.
Decepção total, que pena, Ivete realmente ficou assustada com o que viu.
Fica aqui o meu registro".

Maurício Costa é publicitário, tem 33 anos, e mora no Recife.
* crédito da foto: www.folhape.com.br

2 comentários:

gugaqueiroz disse...

se garantiiu muito mermo nessa ai....
Mandou bem demais!!
:D

Grande Redator!!
:D

Unknown disse...

massa, Mau...se expressou muito bem! graças a Deus eu não estava lá...